17 Mai 2023
Vladimir Putin restitui o ícone A Trindade, de Andrei Rublëv, à Igreja Ortodoxa Russa. A obra será exibida em Moscou antes de ser transferida para Sergiev Posad.
A informação é publicada por Il Sismógrafo, 16-05-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.
Em um comunicado divulgado hoje pela Assessoria de Imprensa do Patriarcado de Moscou, foi informado que o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, com um decreto doou o famoso ícone "A Trindade" do artista Andrei Rublëv à Igreja Ortodoxa Russa.
Celebração diante do quadro "A Trindade" (Foto: The Russian Orthodox Church)
"Em resposta aos inúmeros pedidos de crentes ortodoxos, o presidente da Federação Russa V.V. Putin decidiu devolver à Igreja Ortodoxa Russa o milagroso ícone A Trindade pintado por Santo Andrei Rublëv", informa o breve comunicado, que depois anuncia que “com a bênção de Sua Santidade o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia Kirill, a imagem milagrosa será exibida para veneração pública na Igreja Catedral de Cristo Salvador em Moscou por um ano, e depois ocupará um lugar histórico na Catedral da Trindade em Sergiev Posad".
A Trindade (também chamada de Hospitalidade de Abraão, a partir do episódio bíblico do encontro de Abraão e Sara com os três anjos na tenda armada em Mamre), é um ícone famoso de Andrei Rublëv, realizado por volta de 1422, conservado na Galeria Estatal Tretyakov em Moscou.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Putin devolve à Igreja Ortodoxa Russa “A Trindade” de Andrei Rublëv - Instituto Humanitas Unisinos - IHU